É uma empresa familiar que vai na sua 5ª geração e que é composta por 2 explorações agrícolas, a Quinta do Freixo no interior e Quinta do Mel junto ao mar, numa área total que ronda os 850 hectares.
No ínicio do Séc.XX, António Provisório, adquiriu no mesmo dia, a Quinta do Freixo e a Quinta do Mel, fundando a SAIA, Lda. A empresa está na sua quinta geração.
A raça Campaniça, típica da região e caracterizada por animais pequenos mas muito bem adaptados às condições agrestes da Serra Algarvia, estava na altura em vias de extinção e a S.A.I.A faz uma aposta na sua criação em regime extensivo, contribuindo, juntamente com outros criadores, de forma decisiva para conservar as características de uma raça e de um modo de criação sutentável.
Em 2000 é iniciado o projeto Quinta do Mel onde foi aproveitada a instalação da Quinta como ponto de venda de produtos da empresa e de outras explorações Algarvias.
O edifício inicial é recuperado, respeitando a traça e os materiais originais e convertido em Unidade de Agroturismo, Loja de Produtos Tradicionais e Casa de Chá/Restaurante.
Em 2013 a SAIA foi galardoada pelas Nações Unidas e pelo governo de Portugal com o prémio "Dryland Champions", pelo seu contributo no comabte à seca e desertificação do meio rural.
Um passo ainda mais ambicioso em relação à sustentabilidade ambiental e promoção da vida do solo e da diversidade de espécies. Os animais passam a ter um papel determinante como ferramenta de regenerção.